quinta-feira, 19 de novembro de 2009

23 11 09






no fim das contas, como minha câmera não liga mais eu decidi ir pra Iquique que eu sabia que tinha uma Zona Franca onde era mais barato... Fui pra lá e fiquei no Backpacker's Hostel Iquique... massa o lugar... Uma mesa de sinuca boa.... bem pertinho da praia...tinha um terraço que dava pra ver a praia e curtir um pôr no mar massa... No fim das contas acabei ficando uns 3 ou 4 dias... No penúltimo dia me pilhei de alugar uma bóia e ir surfar... Mas fui seguir o dono do hostel e fomos dar o banho num lugar casca... cheio de pedras... A onda pesadaça... quebrava violenta no meio e depois ficava gordaça.. Nao dava pra dropar em qualquer lugar, só bem ali onde ela quebrava primeiro e era violenta... não me dei muito... peguei uma ou outra onda e ainda depois do drop era casca de passar a espuma... Nada parecido com o que eu surfei no Peru... mas valeu pela experiencia. Aqui mais pro sul tem outras praias... To pensando ainda se vou ou não... To sem prancha e alugar é muito caro... tem que pensar em tudo... Nos últimos dias conheci um paulista no hostel que me passou umas músicas novas... Que tava foda ouvir Tim Maia racional ou o África Brasil do Jorge Ben de nooovo e de novo... que era só o que eu tava ouvindo... Agora tenho uns Paulinho da Viola... Roberta Sá... Secos e Molhados... Zeca Baleiro.... até uns Marvin Gaye e Buena Vista Social Club... Bom pra dar uma variada. No fim comprei uma câmera e um cubo mágico dos profissional e fiquei todo bobo com meu novo brinquedo e já podia ir pra San Pedro de Atacama.
Peguei um ônibus até Calama e outro de lá até San Pedro de Atacama. Perguntei por camping e me indicaram um e quando cheguei lá nao era mais barato que ficar em hostal barato... mas como eu já tava lá acabei ficando.. montei a barraca embaixo de uma árvore e quando vi encontrei minha palheta do cavaco que tava sumida desde La Paz. Mas descobri que tinham sumido os meus livros e umas cartas e fotos da neni que tavam dentro... Tragédia...
Fui dar uma volta pela city pra ver o que eu ia fazer de passeio e vi que dava pra ir pro Valle de la Luna aquele dia ainda... Encontrei um lugar mais barato e fui... Fomos primeiro pro Valle de la Muerte que tem esse nome porque nada sobrevive ali de tão seco e pela salinidade também.. Não existe planta nem bicho nem nada... Só pedra e areia. Mas na real era a mesma merda de deserto que eu tava vendo nos últimos 3 meses e tanto no Peru. depois fomos prum pico onde meio que dava pra ver o Salar de Atacama só pra tirar uma foto e depois fomos pro tal Valle de la Luna. Tinha que pagar pra entrar no lugar, que era só a mesma porra de deserto. Ficamos pra ver o pôr-do-sol, que foi legalzinho, mas mais palha que ver na praia, ou até no Guaíba se pá. Na volta fui na agencia de turismo pra fechar pra ir nos Geyseres de Tatio no outro dia. Paguei tipo 26 dolares e no outro dia iam me pegar as 4 da manhã. Às 4 tava eu lá atrolhado de roupa na frente do portão porque tinham dito que lá pode chegar a 12 graus negativos. Fiquei lá esperando até as 5 quando cheguei à conclusão que não iam mais vir e voltei pra dormir. No outro dia acordei e fui lá pedir meu dinheiro de volta. Tava tão anojado que já tava por ir embora e nem ir mais nesses tal de Geyseres que acho que nem deviam ser tão legais assim. Fiquei o dia inteiro rateando esperando o bus pra Santiago que era às 19h. Peguei o ônibus que levou quase 24h pra chegar em Santiago.
Cheguei em Santiago, peguei um metrô pra ir até o hostel que eu queria ir. Cheguei lá e obviamente tava lotado... Ando com uma sorte inacreditável... Mas felizmente tinha um outro na esquina. Era legalzinho... Encontrei um casal que tava em Cusco também... Tinha uma sala de TV e uma mesa de fla-flu podre. Decidi que eu vou escolher hostel agora vendo quais tem mesa de sinuca.. Que dessa vez senti falta... Lá não tinha bar mas na noite rolou umas ceva grátis por meia hora. Mas nem cheguei a sair na noite... Só tomava a ceva grátis olhava um pouco de TV e ia dormir. No segundo dia saí pra caminhar por Santiago. No meio do caminho um cara começou a falar comigo e eu tava meio ignorando porque tava tão acostumado a loco só querer falar comigo pra vender alguma coisa como era no Peru, mas o cara tava só por trocar uma idéia... Tava bebendo com uns amigo num bar na calçada... Então fiqui ali um pouco trocando uma idéia e depois segui pro centro dar uma turistada. Entrei na Catedral e foi um negócio muito louco... No que entrei senti uma coisa muito punk... Acho que pela imensidão do lugar... Mas rolava uma energia forte... Sentei no banco e dei um tempo... Foi muito bom ter ido lá... Dei um tempo pra cabeça... Depois fui caminhar pela catedral pra conhecer... Muito bonita mesmo... Depois saí dali e fui procurar casas de câmbio e depois fui até uma praça muito massa... um parque enorme... num morro... tem um elevador panorâmico pra subir e depois é só ir descendo... Mas muito bonita a tal da praça Santa Lucia... ou parque... não sei... Várias vistas bonitas da cidade e tal. De lá me perdi um pouquinho pra variar e depois fui comer uma pizza e fui pro hostel.
No outro dia fui buscar minha roupa na lavanderia e fui pegar o ônibus pra Valparaiso. Já tinha decidido que ia ficar num hostel que tinha um trapézio na sala que eu vi num guia que tinha grátis no hostel em iquique. Peguei o ônibus e fui curtindo um filme e quando cheguei em Valpo peguei um taxi que custou mais que o ônibus até lá e cheguei no hostel. No mesmo dia fui caminhar pelos Cerros que tem aqui e no fim acabei dando uma pernaada e fui até a casa do Neruda, que é um museu numa casa onde o Neruda mor0u. É muito louco porque ele era todo pilhado na decoração da baia... Tudo é pensado... Cada coisa tá no lugar onde tinha que estar... Os quadros... Tudo... Ele era todo detalhista nesses negócio... Bem interessante... Lá não tem guia mas eles te dão um aparelhinho que tu digita um número dependendo de onde tu tá e o negócio fica falando tipo telefone te guiando. Em português ainda... Foi bom ouvir coiisas em português... não precisar pensar na tradução. De lá saí pra caminhar por outro caminho pra voltar e óbvio que me perdi. Pelo menos conheci bastante...
No outro dia peguei um metrô e fui pra Viña del Mar. Já tinha lido na internet q tava rolando uma mostra de cinema e nesse dia ia t uma mostra d curtas brasileiros. Então cheguei lá e fui dar um tempo até a hora da mostra. Fui até uma das praias, dei um tempo por lá, depois fui até um centro cultural e vi uma exposição de gravuras muito loucas e depois fui ver a mostra. Aquela coisa de sempre... Um ou outro bom e o resto uma palha seca. Mas valeu mesmo assim. Depois da mostra voltei pro hostel e fiquei por lá rateando...
No outro dia só fui até o tal do "museu a céu aberto" que nada mais é do que umas pinturas em umas paredes em um bairro lá. Mas na real eu achei que tinha grafitti mais interessante que aquelas pinturas por lá. Só o legal é que pra chegar lá subi naqueles ascensores... Me senti o Che no diários de motocicleta... Depois desci caminhando mesmo. Tava meio pestiado e com dor de cabeça então voltei logo pro hostel. No outro dia acordei meio angustiado e não me animei mais de ficar lá e juntei minhas coisas e saí. Fui pra Santiago pra depois pegar o ônibus pra Pucón, que só saía às 22h50. Ainda bem que eu tinha baixado o Noites Tropicais do Nelson Motta, daí ao menos tinha o que ler durante esse tempo todo. Depois de passar o dia inteiro esperando o ônibus acabei finalmente saindo de Santiago rumo ao sul. Acabei não surfando em Pichilemu como eu queria, mas azar.. fica pra próxima.
Cheguei em Pucón de manhã e tava um dia tri bonito. Daqui dá pra ver o vulcão Villarica, alto as ganha e coberto de neve. Ainda não sei se vou subir, porque custa uns 70 dólares e eu não sei se tá valendo... A grana ta acabando já e quanto mais dinheiro eu gastar nessas coisas menos tempo eu tenho.
Hoje acordei meio angustiado de novo... Vontade de voltar a dormir de novo e de novo e nunca mais sair da cama... nem curto ficar falando sobre isso porque depois nem quero me lembrar do que me passava pela cabeça quando eu não tava legal... Prefiro deixar por isso e esquecer. Ainda não sei quanto tempo eu fico aqui nem sei direito praonde vou depois... Mas isso tenho pelo menos até amanhã pra decidir. No mais tá tudo bem... Isso eu sei que passa. Ainda to um pouco pestiado mas comprei uns remédios e acho que vai ficar tudo certo. Agora vou sair que a fome tá apertando e nessas de não sair da cama eu perdi o café da manhã...

2 comentários:

  1. fuerza na peruca aí que aqui o tempo anda ensolarado mas meio fechado tbm, nesse fim de ano louco.. to curtindo muiti as histórias, fico imaginando tudo, que massa!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. ow cabeção! a praça santa lucia é a que eu te falei pra conhecer, qdo me pediu indicações de lugares no chile!! que bom que foi.. eh lindo mesmo... e sobre o neruda... sem explicação... quero mto conhecer as outras casas, fui soh na de santiago. a de valparaiso deve ser ainda mais linda!

    sobre o fim do dinheiro, tua vó deve estar pressentindo algo, pq teu nome e o da carol foram parar no amigo secreto do natal!! hehe

    bjinhos vitor! fica bem
    bjos... alice

    ResponderExcluir